Exu é o mistério, o elemento mágico universal ou aberto a todos, é a divindade cósmica que gera e irradia o fator que vitaliza e ativa os seres, em todos os sentidos da vida. Exu é a primeira criação de Olorum, é o vazio absoluto…

Os Exus não são demônios nem espíritos malignos ou imundos que algumas religiões pregam, muito menos espíritos obsessores. Os Exus executam a Lei e o carma nas trevas, sob a determinação e responsabilidade de Ogum, esgotando os vícios humanos de maneira intensiva.

Exu é um elemento mágico, neutro, não tendo a livre iniciativa de auto-ativar-se; qualquer um pode recorrer a ele, evocá-lo, ativá-lo ou desativá-lo ritualmente. Portanto, se uma pessoa estiver sendo atuada por Exu, é porque alguém o ativou e direcionou contra ela – um desafeto ou a Lei Maior. Tanto quem solicita a ativação de Exu quem o ativa sofre o choque do retorno, que volta com a força reativa da Lei Maior.

Exu, enquanto Linha de Esquerda na Umbanda, incorpora em seus médiuns e dá consultas gratuitas, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares, profissionais, etc…

Os Exus que incorporam estão aprendendo usar os instrumentos colocados à sua disposição e vão se aperfeiçoando e acelerando sua evolução. Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque reflete em si a natureza emotiva do seu médium, no qual ele se manifesta e incorpora.

” Os Exus são os mensageiros que respondem aos Orixás aqui na Terra. São intermediários, pelos quais os Orixás podem manifestar-se nas trevas, sendo assim Exu é guardião do lado negativo dos pontos de forças da Natureza”.

Saudação = Laroyê Exu! Exu Omojubá

ORAÇÃO AOS EXUS

Saravá a Vossa Banda!

Salve Senhores Exus, donos de encruzilhadas, cemitérios, caminhos, campos, matas, becos e lugares ocultos e perigosos do astral inferior!

A vós que habitais o limiar entre as trevas e a luz, saudamos com respeito e devoção!

A vós, Orixás executores e transformadores da Lei e da Justiça Divina,

na escuridão da consciência dos humanos caídos e perdidos pelos caminhos negros da ignorância espiritual, nos dirigimos, pedindo que abram nossos caminhos, desatando os nós dos laços que amarram nossas vidas e impedem o desenrolar de nossas atividades diárias.

Tragam-nos sorte, crescimento e vitória em nossa vida profissional e em nossos negócios!

Anulem ciúmes, inveja, mau-olhado e feitiços, que porventura inimigos façam contra nós!

Sejam nossos protetores de esquerda, servindo de escudo contra ataque das vibrações negativas e seres trevosos que queiram nos atingir e destruir!

Nós vos pedimos, para que nos defendam da atuação dos obsessores, quiumbas e outros tipos de seres trevosos que tentem se aproximar de nós e sugar nossas energias e nossa vitalidade!

Ó sábios manipuladores da magia astral!

SAIBA UM POUCO MAIS DE CADA ORIXÁ