É a Divindade de Deus que irradia a Lei Maior a Ordenação Divina. O Sr dos caminhos das demandas, rígidos nos princípios dos seres que estão desvirtuados dos sentidos Divinos do nosso Criador.
Sua Lei é aplicada nos seres que aprisionam os semelhantes nos rituais feitos sem ordem e conhecimento, ameaçando com a desordem em sua vida profissional e amorosa.
É o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.
Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos. O Trono da Lei é eólico e, ao projetar-se, cria a linha pura do ar elemental, já com dois polos magnéticos ocupados por Orixás diferenciados em todos os aspectos. O polo magnético positivo é ocupado por Ogum e o polo negativo é ocupado por Iansã. Esta linha eólica pura dá sustentação a milhões de seres elementais do ar, até que eles estejam aptos a entrar em contato com um segundo elemento. Uns têm como segundo elemento o fogo, outros têm na água seu segundo elemento, etc.
Portanto, na linha pura do “ar elemental” só temos Ogum e Iansã como regentes.
Mas se estes dois Orixás são aplicadores da Lei (porque sua natureza é ordenadora), então eles se projetam e dão início às suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. Os Orixás regentes destas hierarquias de Ogum e Iansã são Orixás Intermediários ou regentes dos níveis vibratórios da linha de forças da Lei.
Saibam que Oxalá tem sete Orixás Intermediários positivos e tem outros sete negativos, que são seus opostos, e tem sete Orixás neutros; Oxum tem sete Orixás intermediárias positivas e tem outras sete negativas, que são suas opostas; Oxóssi tem sete Orixás intermediários positivos, sete negativos, que são seus opostos, e tem sete outros que formam uma hierarquia vegetal neutra e fechada ao conhecimento humano material; Xangô tem sete Orixás intermediários positivos e tem sete negativos, que são seus opostos.
E o mesmo acontece com Obaluayê e Yemanjá. Agora, Ogum e Iansã são os regentes do mistério “Guardião” e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos em níveis vibratórios e polos magnéticos opostos, como acontece com outros. Não, senhores! Ogum e Iansã formam hierarquias verticais retas ou sequenciais, sem quebra de “estilo” , pois todos os Oguns, sejam os regentes dos polos positivos, dos neutros ou tripolares, ou dos negativos, todos atuam da mesma forma e movidos por um único sentido: aplicadores da Lei!
Todo Ogum é aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois não se permitem uma conduta alternativa. Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um “caboclo” de Ogum, avesso às condutas liberais dos frequentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.
Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.
Saudação: OGUM YÊ MEU PAI
Significado: Salve o Senhor da Guerra!
Sentido: Lei
Orixá: Universal
Dia da semana de melhor vibração: Quinta-feira
Essência (elemento) = Eólico, ar.
Cor = vermelho, branco, prata e azul-escuro
ORAÇÃO AO ORIXÁ OGUM
Amado Pai Ogum! Senhor dos Caminhos, das Demandas e Aplicador da Lei Maior.
Suplicamos pela vossa misericórdia, querido Pai, e pedindo que dê ordenação às nossas vidas, de acordo com os ditames da Lei Maior,
de nosso divino Criador Olorum.
Lembre-se sempre, Pai Divino, de orientar-nos, para que possamos dar sentido às nossas vidas,
perdoarmos a nós mesmos e aos nossos semelhantes, libertarmos os nossos corações das angústias e das mágoas,
termos firmeza nos princípios de luz que nos regem e no Amor ao criador e a tudo que Ele criou.
Senhor da lei e da ordenação divina, Senhor dos caminhos e das estradas,
quebre as demandas e arrebente as amarras que tenham sido colocadas contra nós, tornando nossa senda menos difícil de ser seguida.
Livre-nos, amado Pai, de fazermos o mal e proteja-nos com vossa luz,
para que só façamos o bem àqueles que nos rodeiam.
Desvie de nós os sentimentos condenáveis, como a inveja, o ódio, a vingança, o orgulho, o egoísmo e a vaidade.
Amado Pai, faça nossa vida se movimentar e, como bom ordenador, organize as nossas prioridades,
cada uma no momento certo, dando-nos a certeza de que estamos sendo atendidos e amparados na medida de nossos merecimentos.
Amém!