A Linha dos Ciganos tem a Regência dos Orixás Oroiná, que inclusive é sincretizada com Santa Sara Kali, a Padroeira do Povo Cigano.

Esta linha traz o arquétipo de um povo muito antigo e místico, de alma livre, desapegado e, por isso mesmo, capaz de atrair a prosperidade no campo espiritual e material e de ensiná-la a quem precise.

Os Ciganos são grandes conhecedores da magia, alegres, amantes da natureza, muito voltados para a família, serenos e sábios conselheiros. São especialistas em preparar remédios com raízes, folhas, pós e pomadas. São portadores de uma Energia que favorece muito a prosperidade, pois estimula nas pessoas um sentimento de liberdade, de amor e celebração da vida, bem como o desapego, fatores indispensáveis para se atrair a ”boa sorte” e “a fortuna”.

Na Umbanda… seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.

Por toda a sua bagagem espiritual e cultural e por sua história de peregrinações e sofrimento, os Ciganos receberam do Astral Superior uma Linha de Trabalho que lhes rende homenagem. Não foram aceitos em alguns lugares, quando encarnados. Mas, ao desencarnar, conquistaram um Grau perante a Espiritualidade; vindo a somar suas forças às das demais Falanges de Trabalhadores da Umbanda, o que nos proporciona o privilégio de entrar em contato com esses espíritos antigos, que muito podem nos auxiliar, como de fato auxiliam, com sua sabedoria de vida.

Usam muitos elementos magísticos, tais como: lenços e fitas coloridas, moedas, punhais, espelhos, taças, chaves, baralho, dados, pedras, runas, leques e incensos. Observam muito as fases da Lua para os seus trabalhos. No geral, a Lua Cheia é considerada a mais favorável, é a “lua madrinha” dos Ciganos.

Alguns nomes simbólicos que essas entidades se apresentam na Umbanda:

Ciganos: Ramires, Rublo, Cigano Serafim, Pablo, Igor, Cigano Zucan, Cigano Rublo, Ramon, Cigano Vitorino, Julio, Ruan, etc…

Ciganas: Carmelita, Esmeralda, Carmem, Rosita, Madalena, Maria Rosa, Cyntia, Yasmin, Sarita, Maria Dolores, Valquiria, etc…

SAUDAÇÃO = Salve o Povo Cigano, Salve a Roda e a Fortuna

VELAS = Coloridas (amarela, vermelha, laranja, verde, rosa, etc…)

Saiba um pouco mais de cada Entidade