Na Umbanda, é uma entidade espiritual que se manifesta incorporada em seus médiuns, com um único proposito espiritual de frear todos os desequilíbrios emocionais ligados a vaidade, luxúria e principalmente com as frustrações colocadas pelas sua mágoas, tristezas e angústia e ressentimentos ligados ao sexo oposto.
As Senhoras Pombagiras tem o seu próprio arquétipo forte, de mulher livre, sempre procurando evitar que as mulheres caiam na tentação do desejo sexual mais instintivo, próximo ao dos animais. Seu Mistério principal é dar fluidez e expandir sentimentos e vontades que por si só são passivos.
Embora em seus trabalhos espirituais demostram alegria, vivacidade e liberdade de palavras e movimentos, elas não devem ser vistas como prostitutas desencarnadas, e sim como Entidades que lidam com a sexualidade das pessoas presentes para descarregar delas o acúmulos desse tipo de energia.
As Pombagiras atendem aos nossos pedidos, desde que haja merecimento. Com o trabalho dessas maravilhosas Entidades e permissão dos Sagrados Orixás a quem elas respondem, os caminhos são limpos, abertos e os pedidos realizados.
As pessoas devem ser atentas quando ao que pedirem, apenas coisas justas, verdadeiras, que lhe tragam benefícios, mas não prejudiquem ninguém, nem a lugar nenhum. Se forem feitos pedidos negativos e de forma indevida, a negatividade se torna ativa na vida de quem a solicitou para tal trabalho.
É preciso atenção, também ao que prometem à Entidade. Não assumam compromissos que não possam cumprir. Se o fizerem, cumpram-nos, senão ela virá cobrar, para ensinar a quem prometeu que aprenda a ter palavra, mostre-se honesto e digno de ter recebido a graça concedida.
Alertas aos médiuns e simpatizantes da Religião de Umbanda, Pombagira está longe de ser uma Entidade feminina mundana, não atuam em prender ou amarrar amor de nenhum encarnado, pelo contrario elas estimulam a vontade de atuar dentro da Lei Maior, tanto pode ser ativada para estimular quando para desestimular os sentidos capitais de um ser e atua como transformadora da vida.
Saudação = Laroyê Pombagira! Pombagira Saravá